Experimentando

Como descobrir  que dará certo no final das contas?

Essa foi a pergunta que fizemos varias vezes ao decorrer do desenvolvimento do TCC (trabalho de conclusão do curso) é muito comum quando  estamos em um processo de desenvolvimento, surgirem ideias de todos os lados, das mais simples às mais mirabolantes. Conosco não foi diferente, depois de debater muito entre os temas e escolher o nosso, tivemos a ideia de criar uma revista com mais ou menos quarenta paginas, contendo ensaio fotográficos, reportagens, denuncias, anúncios, etc[...]. Iniciamos a pesquisa de campo e orçamento e ate a apresentação da pré-banca essa ideia era a melhor, nem nos passou pela cabeça trocar de plataforma, então chegou a apresentação da pré-branca e obtivemos sucesso com o tema, no entanto nos foi sugerido transformar a plataforma em um site para aumentar o alcance das pessoas ao assunto. 
Como grupo, começamos a avaliar a situação e desenvolver as ideias inicias para a troca da plataforma , então veio o desespero de não ter nada em mente - sim , aquele famoso e tão amedrontador branco - queríamos criar um site onde todas as pessoas tivesse acesso, com áudio descrição em todas as paginas, reportagens e fotos, queríamos linguá de sinais em reportagens filmadas, queríamos desenvolver um layout super legal [...]. Então se iniciou a pesquisa de campo voltada para o site: hospedagem, domínio, programação,desenvolvimento de post e muito mais,  pessoas qualificadas para isso existem aos montes e a variedade de preços também, mas para criar o site como o grupo havia imaginado nos faltava  mesmo era  olhar para a nossa realidade financeira, em fim  não era viável. Podíamos criar um projeto bem estruturado e apresenta-lo a possíveis parceiros que nos ajudariam a custear o site? Sim podíamos, mas ainda assim nos tomaria muito tempo e dinheiro da qual no momento não tínhamos para prosseguir com o projeto. 
Então o grupo entrou em um consenso: vamos realizar uma exposição fotográfica, além de ser parte da nossa grade curricular também é mais viável financeiramente falando. Conversando com outras pessoas e realizando as pesquisas de campo e os orçamentos, tivemos a certeza que esse é o nosso produto final, e que dará tudo certo no fim das contas, pois cada momento que paramos para conversar e discutir sobre o trabalho, parece que tudo se encaixa sozinho, mesmo com todos os integrantes ocupados com seus trabalhos e vida pessoal o tema junto com o a ideia se complementam.

Portanto se você esta nessa fase e anda com uma pontada de desespero, acalme-se, nossas dicas são:
  • Pense com clareza;
  • Estabeleça limites de tempo;
  • Converse com o maior numero de pessoas possíveis sobre o seu trabalho; 
  • escolha um tema que te agrade; 
  • Tenha paciência com você e com o seu grupo; 
  • E por fim pergunte tudo que você quiser para o seu professor orientador, é ele que te ajudará a desenvolver suas ideias e fundamenta-las no cotexto da instituição. 

Ate mais e boa sorte.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual a diferença entre prótese e órtese?

Secretaria da pessoa com deficiência Barueri (SP)

NVDA o que é?