Qual a diferença entre prótese e órtese?

Em varias ocasiões nos deparamos com deficientes usando um acessório para ajudar a se locomover, com nossos colaboradores mesmo não foi diferente, em nossa visita à AACD de Osasco os funcionários nos mostraram a oficina  de construção de próteses e órteses e nos explicaram  as diferenças. Veja a baixo:

1. ÓRTESES: Aparelho destinado a suprir ou corrigir a alteração morfológica de um órgão, de um membro ou de um segmento de um membro, ou a deficiência de uma função, ou seja , servem para auxiliar na movimentação de uma pessoa que possui um problema físico em um membro ou parte dele (braços, pernas, mãos, coluna  etc).

2. PRÓTESES: Aparelho ou dispositivo destinado a substituir um órgão, de um membro ou parte do membro destruído ou gravemente acometido, ou seja, a pessoa que perdeu total ou parcialmente um membro, precisa de uma prótese para substitui-lo. 

Imagem da empresa de venda Casadptada
clique aqui para conhecer


 A construção de uma  prótese ou órtese  é muito detalhada: primeiro os médicos ortopedistas  ou seus auxiliares medem os membros, depois produzem um primeiro molde de gesso, que vai para a oficina para ser confeccionado, depois de pronta inicia uma serie de reajustes e correções para que o dispositivo se adeque perfeitamente e não machuque o paciente. Depois a peça volta para a oficina e inicia-se  a fase de acabamento  que é uma verdadeira obra de arte - esteticamente falando fica bem parecido com o real.- muitas vezes dependo da doença e do processo dela a peça é remodelada diversas vezes no processo de teste.  
O peso da peça varia de acordo com os matérias utilizados, mas  tanto o profissional  quanto o mercado tem em vista que quanto mais leve melhor. O  processo de criação pode demorar de messes a anos para concluir devido aos vários reajustes realizados diretamente com o paciente e o profissional ortopédico. 

Quer saber mais sobre os conceitos o site Faders explica tudo  (clique aqui para ver)

Nossa vivi eu adorei esse post! omo faço para me tornar um profissional da área?Quanto recebe esse profissional? Bem  pessoal, o salario varia de R$900 reais a R$3000 dependendo do local de trabalho (informação obtida pela internet pode haver alteração dentro do mercado de trabalho). Mas deixo abaixo uma lista de cursos referentes ao assunto:
    Não podia deixar de citar  o curso da fatec/etec, já que eu mesmo estudei e conprovei que são realmente ótimos, com professores capacitados que te preparam para o mercado, e muita aula pratica que facilita o aprendizado. Para fazer o curso basta procurar a unidade que o ministra,  se inscrever no vestibular, pagar a taxa de inscrição, fazer a prova e passar, dar entrada na documentação e  iniciar o curso. clique no link do  vestibulinho etec  ou do vestibular fatec para saber mais desse processo e conhecer os outros cursos e as unidades, há muitos cursos interessantes por la. Indico o artigo do site cursinho de certo (clique aqui para saber mais) que explicam um pouco sobre a criação da parceria do Centro Paula Souza e a realização da criação do curso de prótese e órtese. Ainda  indico outro o artigo do site Luis. blog   cujo nome é:  onde fazer o curso técnico  lista das escolas técnicas (clique aqui para saber mais). Antes de iniciar um curso pesquise o máximo que conseguir e converse com um profissional da área. 
    Abaixo outros cursos:


    1. Cursos de aperfeiçoamento.

    Ambos ministrado pelo instituto de ortopedia e traumatologia do  hospital das clinicas-  faculdade de medica da USP

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Secretaria da pessoa com deficiência Barueri (SP)

    NVDA o que é?