Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2016

Galeria de fotos

Como esse trabalho de conclusão de curso, é para  a obtenção do certificado do curso de fotografia, um dos  curso s técnicos do Centro Paula Souza (ETEC) chamado de Processos fotográficos, prestado no campus de Carapicuíba. Não há como não ter varias fotografias, por esse motivo, aqui é possível encontrar as fotos desenvolvidas pelo grupo. Favor não reproduzir as imagens sem pedir autorização.  Favor colocar os devidos créditos. 

Historias de superação

Sabemos que todos nós, em algum momento da vida, nos superamos, mas já parou para pensar que deficientes físicos, precisam se esforçar mais para tal.  Por essa razão, nosso trabalho de conclusão de curso, vai falar exatamente sobre isso. Vamos aqui contar historias de pessoa, que podiam desistir de tudo, mas decidiram mostrar que sua limitação não os impede de ser bem sucedidos, alegres e realizados. Queremos com isso,mostrar para você, que PDC's ( pessoas com deficiência), não gostam e não querem ser vitimas de nada, mas sim serem respeitadas e valorizadas como seres humanos que são.  Queremos ainda com essas historias, mostrar que a vida vale a pena, e que suicídio não é a solução para resolver nenhum problema, seja ele físico, como uma deficiência ou mental, como bullying.  E ninguém melhor do que essas pessoas das historias, aqui contadas,  para nos motivar.

Pesquisa de campo

Imagem
O primeiro passo para se criar um TCC, é pesquisar sobre o assunto escolhido. Para isso é preciso fazer uma pesquisa de campo, com essa pesquisa você  terá uma base para seguir e também obterá dados importantes  sobre o tema escolhido, alem de definir o publico alvo.  Imagem do Google, pesquisa: Pesquisa de campo Para fazer a pesquisa a alguns modos:  1) Você pode criar um livro ( um caderno), parar pessoas e fazer algumas perguntas, e solicitar que elas assinem o tal livro.  2) Você pode criar um formulário no Google e fazer as perguntas, e cada pessoa que responder terá que colocar dados pessoais, como nome e rg, aqui alem das perguntas, ainda sai os gráficos e as porcentagens.  Nos fizemos  desse dois modos. Confira abaixo, basta clicar no link.  Pesquisa voltada diretamente a pessoas com deficiência.  Clique aqui Pesquisa de campo visão geral:  Clique aqui

Experimentando

Como descobrir  que dará certo no final das contas? Essa foi a pergunta que fizemos varias vezes ao decorrer do desenvolvimento do TCC (trabalho de conclusão do curso) é muito comum quando  estamos em um processo de desenvolvimento, surgirem ideias de todos os lados, das mais simples às mais mirabolantes. Conosco não foi diferente, depois de debater muito entre os temas e escolher o nosso, tivemos a ideia de criar uma revista com mais ou menos quarenta paginas, contendo ensaio fotográficos, reportagens, denuncias, anúncios, etc[...]. Iniciamos a pesquisa de campo e orçamento e ate a apresentação da pré-banca essa ideia era a melhor, nem nos passou pela cabeça trocar de plataforma, então chegou a apresentação da pré-branca e obtivemos sucesso com o tema, no entanto nos foi sugerido transformar a plataforma em um site para aumentar o alcance das pessoas ao assunto.  Como grupo, começamos a avaliar a situação e desenvolver as ideias inicias para a troca da plataforma , ...

Sidney ( Ney)

Imagem
Mas uma vez a vida nos surpreende com uma historia de superação incrível... A história do Ney- como gosta de ser chamado - é um belo exemplo disso: um dia como outro qualquer, ele acordou, se arrumou e saiu para trabalhar, como todos nós fazemos, todo santo dia, no caminho do trabalho, passou mal e devido a esse mal súbito( talvez fosse pressão, tontura, fome - quem sabe), caiu na linha do trem na estação onde diariamente fraquentava. Passou meses em coma, quando acordou foi informado que tinha perdido as duas pernas e que a recuperação seria longa, ainda passou por vários questionamentos, como: “Por que fez isso?”, “O que realmente houve?” “Por que tentou se matar?”... Isso porque os médicos imaginavam e acreditavam que ele havia tentado se suicidar.  Hoje, estuda, trabalha, namora e viaja o Brasil todo. Quando perguntamos a ele se teve depressão depois da noticia, nos informou a seguinte frase: “ Não tive tempo para ter depressão, tive que seguir minha vida”

Bem vindos!

Imagem
Desejamos que todos sejam bem vindos! Sua opinião, seus conhecimentos sobre o tema, suas histórias são bem vindas e com certeza agregam ao nosso trabalho de conclusão de curso. Temos o objetivo de criar um exposição fotográfica sobre o tema e ainda adquirir conhecimento junto com cada leitor.  Para entrar em contato conosco, deixe um comentário ou enviei um e-mail para: superacao.tcc@gmail.com  Obrigado por  nos acompanhar .  Grande beijo. 

Sideney

Imagem
Todas as fotos aqui apresentadas foram tiradas no campus Carapicuíba da ETEC e FATEC, pelos estudantes e fotógrafos Julio Gomes, Milena Oliveira e Pamella Coelho. Não esqueça de conferir a historia do Ney aqui no blog.